Por que os fusíveis do carro queimam?

Os fusíveis se fundem (ou queimam) devido a uma sobrecarga no circuito acima do limite permitido. Isso pode ocorrer por diversos motivos. A seguir, abordaremos os problemas mais comuns.

1. A tomada do isqueiro (do carro)

A tomada do isqueiro do carro é frequentemente utilizada como fonte de alimentação para vários dispositivos adicionais, tais como:
  • detectores de radar;
  • navegadores GPS;
  • compressores de ar;
  • dispositivos de pagamento de serviços móveis;
  • multiplicadores de tomadas;
  • outros gadgets automotivos.
No entanto, alguns desses dispositivos podem ser de qualidade duvidosa. Além disso, se vários aparelhos forem conectados ao mesmo tempo à tomada de alimentação, isso pode causar uma sobrecarga da capacidade de corrente admissível.

2. Dispositivo de limpeza de vidros

Uma avaria do fusível pode ser causada pelo congelamento da água no reservatório e nos tubos do sistema do para-brisas. A água congelada exerce pressão sobre o motor da bomba elétrica. Como resultado, a intensidade da corrente aumenta e o fusível queima. Por isso, para evitar esse tipo de situação, é importante substituir a água por um líquido anticongelante a tempo.

3. Limpadores de para-brisa dianteiros

O fusível pode queimar se os limpadores dianteiros congelarem sobre o para-brisa ou se a caixa de engrenagens travar.

4. O desembaçador e o descongelador do retrovisor

Eles podem queimar devido a um curto-circuito na fiação. As áreas mais vulneráveis do chicote elétrico são os dutos corrugados das portas dianteiras, o porta-malas traseiro, assim como sob a tampa do batente da porta do lado do motorista.

5. Aquecimento

Em caso de desgaste do motor elétrico do sistema de aquecimento, especialmente dos rolamentos e das escovas, a corrente no circuito de acionamento elétrico aumenta consideravelmente. Para evitar esse tipo de situação, certifique-se de realizar a manutenção adequada do ventilador do aquecimento.

6. O sistema de iluminação

Os fusíveis costumam queimar quando são instalados faróis não originais, especialmente lâmpadas de arco de xenônio que consomem mais corrente. Se o valor nominal do fusível for aumentado, também é necessário melhorar a fiação dos faróis. Para isso, deve-se modificar a fiação do sistema de iluminação utilizando cabos de maior seção.

7. O sistema de refrigeração do motor

Deixam de funcionar quando o consumo de corrente do ventilador elétrico aumenta. Isso pode ocorrer pelas seguintes razões:
  • a presença de corpos estranhos na área de rotação das pás do ventilador;
  • o desgaste dos motores dos ventiladores;
  • o esgotamento do lubrificante no motor.

8. A unidade de controle do motor

A queima do fusível provoca uma falha na partida do motor. Por isso, o motorista deve conhecer a localização dos fusíveis associados à unidade de controle do motor. Quase metade dos problemas de partida se deve a uma falha nessa unidade.

9. A direção assistida elétrica

O sistema de acionamento elétrico consome uma corrente de alta intensidade. Por isso, em caso de sobrecarga, os fusíveis costumam falhar.

10. O freio de estacionamento elétrico

O mecanismo elétrico do freio de estacionamento está localizado em um lugar 'pouco prático', próximo às rodas. Como consequência, a integridade da unidade pode se deteriorar, permitindo a entrada de umidade e sujeira. Isso pode fazer com que o motor trave, o que, por sua vez, provoca a queima dos fusíveis.

11. O sistema de freios antibloqueio (ABS)

O desgaste da bomba provoca um aumento na corrente. Isso pode causar a queima do fusível.

12. Cierre centralizado

A trava central e os vidros elétricos frequentemente travam. Como resultado, os fusíveis podem queimar. Além disso, a causa também pode ser uma falha na fiação ou um dano no interior do duto corrugado dos cabos das portas.
Atenção!
A instalação de fusíveis com capacidade superior ao valor nominal especificado pelo fabricante é extremamente perigosa!
A seção dos cabos pode não ter sido projetada para suportar uma maior intensidade de corrente. Isso pode provocar superaquecimento, o que, por sua vez, pode causar um curto-circuito, um incêndio na fiação, bem como em tecidos e componentes próximos.

Além disso, nunca devem ser utilizados disjuntores, a menos que estejam explicitamente previstos pelo fabricante do veículo.

Jamais instale um fio direto no lugar de um fusível!

Verifique também