A especificidade da substituição de fusíveis
- Ao instalar um novo fusível, utilize apenas um fusível do mesmo tipo e com o mesmo valor de corrente nominal. Para explicar: se a corrente nominal for mais alta do que o necessário, o fusível não atuará em caso de emergência. No entanto, subestimar o valor nominal também não é recomendável. Nesse caso, o fusível pode queimar e interromper o circuito simplesmente ao conectar uma carga, mesmo que não haja uma situação de emergência.
- Ao substituir um fusível, deve-se verificar a intensidade da corrente não apenas consultando a etiqueta na caixa de fusíveis, mas também as indicações na sua base ou soquete.
- Se o fusível queimar novamente pouco tempo depois de ter sido substituído, não aumente sua intensidade. Em vez disso, entre em contato com um especialista para identificar a causa do problema.
- Antes de qualquer intervenção em fusíveis de alta intensidade, é sempre necessário desconectar a bateria.
- Atenção! Nunca instale um fio direto no lugar de um fusível. Se não tiver um fusível adequado, pode usar temporariamente um em bom estado, com o mesmo valor nominal, retirado de um circuito secundário.
Como substituir um fusível queimado?
- Desligue o motor e retire a chave da ignição.
- Procure o esquema de fusíveis do seu carro. Use-o para identificar o fusível responsável pelo dispositivo com defeito e localizar a posição da caixa. Além disso, verifique a continuidade do fusível visualmente ou com a ajuda de testadores específicos.

- Localize a caixa de fusíveis correspondente. Em seguida, abra-a e remova o fusível queimado. Normalmente, dentro da caixa há uma ferramenta especial ou um alicate de plástico (extrator de fusíveis). Certifique-se de memorizar bem a posição do fusível que está sendo removido.

- Insira um fusível novo idêntico ao que queimou. Certifique-se de colocá-lo no soquete correto.
- Recoloque a tampa protetora da caixa. Evite que água, sujeira ou detritos entrem no interior da caixa, pois isso pode causar um curto-circuito ou corrosão. Em outras palavras, pode danificar o seu carro.
- Verifique se o dispositivo está funcionando corretamente. Se não funcionar ou se o fusível queimar novamente, você deve entrar em contato com um especialista.