P0133 Definição do código de erro
P0133 Circuito sensor O2 – resposta lenta
O que significa o código P0133
Banco 1 O sensor 1 é um sensor que é utilizado pelo computador (ECM) para monitorizar a quantidade de oxigénio que sai do motor. O ECM utiliza o sinal do sensor O2 para ajustar a relação combustível/ar do motor. A relação ar/combustível é ajustada pelo ECM para regular o consumo de combustível e reduzir a quantidade de poluentes do ar que saem do motor. O sensor de O2 indica a relação ar/combustível ao ECM enviando uma leitura de voltagem ao ECM.
A alteração da quantidade de gás e ar que vai para o sensor deve alterar a tensão de saída do sensor O2. A tensão de saída do sensor de O2 deve mudar o mais rapidamente possível, porque quando se pressiona o pedal, a relação ar/combustível muda imediatamente.
P0133 indica que o ECM detecta que o sensor O2 não está a alterar a sua tensão de saída com rapidez suficiente para alterar a relação ar/combustível. Assim, a definição do código de erro P0133 é “resposta lenta” do circuito do sensor O2, porque o circuito não está a responder com rapidez suficiente.
O que causa o código P0133?
- Sensor de O2 com defeito
- Fuga do colector de escape
- Fuga de vácuo do motor
- Curto-circuito ou aberto na cablagem do sensor O2
- Fuligem ou acumulação de óleo no sensor O2 (acumulação excessiva entupirá as portas que o sensor utiliza para medir a relação ar/combustível)
- Medidor de fluxo de massa de ar sujo
- Pressão incorrecta do combustível
Quais são os sintomas do código P0133?
- O motor apaga-se ou inflama-se incorrectamente
- Baixa economia de combustível
- Perda de potência do motor
Como pode um técnico diagnosticar um código P0133?
- Inspeccionar visualmente os fios associados ao sensor de O2 para detecção de desgaste e saturação por contaminantes como o óleo.
- Medir a tensão de saída do sensor O2 com uma ferramenta de varrimento ou um multímetro.
- Inspecciona visualmente a base do sensor para saturação de fuligem, stress térmico, ou depósitos de óleo
- Verificar a entrada de ar e as mangueiras de vácuo quanto a fugas.
Erros mais comuns ao diagnosticar o código P0133
- Omitindo o facto de que um caudalímetro de massa de ar sujo pode causar uma resposta lenta do circuito do sensor O2.
- Falha na limpeza dos fios e terminais eléctricos do sensor O2.
- Ignorar o facto de que uma linha de vácuo ou um colector de admissão com fugas pode causar leituras erradas da tensão do sensor de O2. Leituras de voltagem que podem definir o código P0133
Quão sério é o código P0133?
Este código particular pode ser prejudicial ao ambiente porque o sensor de O2 é utilizado para manter a quantidade de poluentes nocivos emitida pelo motor a um nível mínimo. O sensor de O2 mantém a quantidade de poluentes a um nível mínimo, ajustando a relação ar/combustível a um nível em que não serão produzidos demasiados poluentes.
O ambiente é mais sensível aos poluentes de escape do que a maioria das pessoas imagina, pelo que é melhor substituir um sensor de O2 defeituoso.
Que reparações podem reparar um código P0133?
- Normalmente, a substituição do sensor de oxigénio irá limpar o código P0133.
- Por vezes o sensor em si não é a causa do código P0133, pelo que o técnico deve verificar outras avarias, tais como fugas de vácuo, um sensor de fluxo de ar de massa suja ou fugas no sistema de escape.
Notas adicionais sobre o código P0133
Ao diagnosticar um código P0133, verificar a existência de fugas de vácuo, fugas de entrada, e verificar o sensor de fluxo de ar de massa de óleo ou outros detritos para evitar hipóteses de diagnósticos errados.