Definição do código de erro P0156
Falha no circuito do sensor de oxigénio (sensor do banco 2)
O que significa o código P0156
A função do sensor de oxigénio é monitorizar a quantidade de oxigénio presente nos gases de escape e transmitir esta informação ao módulo de controlo de potência (PCM). Quando a quantidade de oxigénio aumenta ou diminui, o sensor de oxigénio oscila entre a baixa e a alta tensão.
Se o sensor de oxigénio permanecer em baixa voltagem durante um longo período de tempo, ou simplesmente não estiver activo, o módulo de controlo de potência (PCM) registará o código de erro P0156 e a luz Check Engine acender-se-á para indicar ao condutor que existe um problema no motor.
O que causa o código P0156?
- Fuga de gases de escape
- Vazamentos de ar de admissão
- Injectores de combustível defeituosos
- Mangueiras danificadas ou expostas
- Fios curtos ou circuitos de tensão
- Orifícios de exaustão perto ou à volta do sensor de oxigénio
- Fugas de vácuo no motor
- Os fios do sensor de oxigénio estão a tocar no escape
Quais são os sintomas do código P0156?
Os condutores podem não notar quaisquer sintomas associados ao código de problemas P0156. A luz do Check Engine acende-se, o que é o sintoma mais notório, e pode haver uma perda de economia de combustível. O veículo terá também um aumento das emissões para o ambiente.
Como é que um mecânico diagnostica um código P0156?
- O scanner OBD-II é utilizado para registar todos os códigos de falha que foram registados pelo módulo de controlo de potência (PCM).
- Os dados em directo do sensor de oxigénio no scanner OBD-II são analisados para observar se o sensor de oxigénio está a funcionar correctamente.
- Poderão tirar conclusões observando se o sensor de oxigénio passa de baixa tensão para alta tensão, como deveria.
- Utilizando o scanner OBD-II, verão os dados em directo dos injectores de combustível para se certificarem de que estão a funcionar correctamente.
- A cablagem do sensor de oxigénio será verificada quanto a curto-circuitos, danos ou fios expostos.
- O motor deve ser verificado quanto a fugas de ar. Isto pode indicar fugas de vácuo ou linhas de vácuo danificadas, e o escape será verificado quanto à existência de furos.
Erros mais comuns ao diagnosticar o código P0156
- O erro mais comum no diagnóstico do código de falha P0156 é a substituição automática do sensor de oxigénio sem verificação de outros componentes. O sensor de oxigénio nem sempre é o problema, e a substituição do sensor de oxigénio nem sempre resolve o problema.
- Considerar o estado da cablagem, sistema de escape, linhas de vácuo, entrada de combustível e injectores de combustível.
Quão sério é o código P0156?
Este código não é geralmente considerado grave. Contudo, o condutor pode sofrer um aumento do consumo de combustível e, nesta condição, o veículo libertará mais poluentes no ambiente.
Que reparações podem reparar um código P0156?
- Reparação de cabos sensores de oxigénio em curto-circuito, interrompidos ou expostos
- Reparar fugas de vácuo
- Reparar os furos no sistema de escape ou substituir o sistema de escape, se necessário.
- Substituir o injector de combustível se este estiver danificado
- Substituir o sensor de oxigénio (banco 2 sensor)
Notas adicionais sobre o código P0156
Por vezes, dependendo do veículo, o sensor de oxigénio pode ser de difícil acesso. Pode ser necessário um kit de sensor de oxigénio para remover o sensor. É também comum que o sensor de oxigénio fique preso no tubo de escape e tenha de ser devidamente removido utilizando um elemento de aquecimento, tal como uma tocha de propano, para além do kit do sensor de oxigénio.