Erro P0335 – como corrigi-lo?

Błąd P0335 - jak naprawić

Definição do código P0335

P0335 é um OBD-II DTC genérico que indica uma falha no circuito de posição do virabrequim.

O que significa o código P335

O código DTC P0335 é definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) não detecta o funcionamento correcto do sensor de posição da cambota. Isto faz com que a luz Check Engine seja exibida no painel de instrumentos e que o modo de segurança seja activado.

O que causa o código P0335?

P0335 pode ter várias causas, como por exemplo:

  • Um circuito aberto ou curto-circuitado no feixe de cabos.
  • Más ligações eléctricas
  • Falha do sensor de posição do virabrequim
  • Placa de sinal com defeito
  • Correia ou corrente de sincronização defeituosa
  • PCM defeituoso
Veja também:  Erro P0401 - como corrigi-lo?

Quais são os sintomas do código P0335?

Os sintomas podem variar muito para P0335. A luz do motor de verificação não pode acender-se até os sintomas ocorrerem mais do que uma vez. Alguns veículos podem não arrancar de todo com o código P0335, e noutros casos, o carro pode funcionar mal e sofrer de falta de potência do motor. O veículo pode empatar e apresentar uma quilometragem pior do que a normal.

Como pode um mecânico diagnosticar o código P0335?

O mecânico começará por utilizar uma ferramenta de digitalização para verificar todos os códigos armazenados no PCM. Pode haver códigos actuais, históricos e pendentes, e todos devem ser verificados juntamente com os dados da moldura de congelamento. Os códigos serão apagados e será efectuado um teste de estrada para tentar reproduzir os sintomas. Segue-se uma inspecção visual do sensor de posição da cambota e da sua cablagem.

Veja também:  Erro P0715 - como corrigi-lo?

Será utilizada uma ferramenta de digitalização para monitorizar as leituras do sensor de posição do virabrequim e o sinal RPM. Se ambos estiverem dentro do alcance, a cablagem deverá ser verificada. Finalmente, o PCM será testado de acordo com os procedimentos de teste do fabricante.

Os erros mais comuns ao diagnosticar o código P0335

Mesmo técnicos experientes podem cometer um erro ao diagnosticar qualquer código se todas as etapas de diagnóstico não forem executadas na ordem correcta. A causa mais comum de P0335 é o sensor de posição da cambota, mas todos os componentes devem ser verificados para que coisas como um anel de sensor danificado ou uma correia dentada não sejam negligenciadas.

Quão sério é o código P0335?

O código P0335 pode indicar algumas avarias mecânicas graves ou problemas eléctricos no motor. Se tiver problemas de condução, não conduza o veículo até que este seja reparado. Em alguns veículos, o motor pode começar a funcionar mal e depois morrer e não arrancar. Em ambos os casos, o diagnóstico deve ser feito para evitar danos.

Veja também:  Erro P0325 - como corrigi-lo?

Que reparações podem reparar um código P0335?

Reparações típicas que podem reparar P0335:

  • Substituição do sensor da cambota.
  • Reparação ou substituição do arnês de cablagem
  • Substituição do PCM
  • Substituição do quadro de sinais
  • Reparação da correia dentada do motor ou da corrente dentada, incluindo qualquer dano mecânico na correia dentada ou na corrente dentada.

Notas adicionais a considerar código P0335

O sensor de posição da cambota é utilizado para monitorizar a velocidade da cambota. O computador lê isto em rotações por minuto. O PCM utiliza o sensor de posição da cambota e o sensor de posição da cambota para alterar o mapeamento do combustível e do tempo.

A ferramenta de scan de nível avançado é uma ferramenta de diagnóstico importante para o P0335. A ferramenta de digitalização é utilizada para monitorizar o desempenho do sensor de posição do virabrequim. Além disso, a ferramenta de varrimento permite que os técnicos examinem as rpm do motor e os dados de posição da cambota para ajudar a encontrar a localização da avaria.

Clara Serrano

Quão útil foi este post?

Clique numa estrela para o avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sem comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *