Definição do código de erro P0031
P0031 é o código para o circuito de controlo de aquecimento HO2S Low (Banco 1 Sensor).
O que significa o código P0031.
O código P0031 significa que, para que o motor funcione correctamente, o escape do motor deve ter uma relação ar/combustível de 14,7 para 1, como indicado pelos sensores de oxigénio aquecido (HO2S), que detectam o conteúdo de oxigénio do escape do veículo. Esta informação é enviada para o módulo de controlo do motor (ECM) para ajustar a quantidade adequada de combustível fornecido ao motor.
O sistema HO2S é aquecido para fornecer um sinal de dados muito rápido ao sistema de circuito fechado do ECM, o que ajuda a controlar as emissões de escape durante o arranque e quando o motor está frio ou a aquecer.
O que causa o código P0031?
Em geral, se o código tiver sido apagado e reiniciado, e depois a luz de aviso do motor acender e o código OBD-II regressar, o sensor de HO2S para o banco de motores 1 e o sensor 1 antes do conversor catalítico não enviar os dados correctos para o ECM e pode estar danificado ou defeituoso.
O sensor pode ter um elemento de aquecimento defeituoso no seu interior, ou pode ter um mau aterramento, uma entrada de bateria de 12 volts, ou um conector defeituoso. É bastante raro que o ECM seja mau.
Quais são os sintomas do código P0031?
- Luz de controlo do motor acende.
- O ECM detecta um circuito de aquecimento com sensor de O2 baixo e entrará em modo de emergência até que a ignição seja desligada.
- O modo à prova de falhas causa diferentes reclamações dependendo do veículo e do fabricante do programa ECM do veículo.
- Este modo à prova de falhas continuará a funcionar até que o problema seja corrigido.
- Alguns dos problemas de condução mais comuns são a hesitação, o funcionamento errático e a baixa potência.
Como pode um mecânico diagnosticar o código P0031?
P0031 é diagnosticado apenas com um scanner OBD-II. O mecânico pode repor o código OBD-II e testar o veículo para ver se o código regressa. Se o código e a luz de aviso do motor voltarem a acender, o mecânico deve verificar tanto a potência como a terra do sensor, incluindo a verificação da cablagem e do sensor.
Muitos problemas com este código estão relacionados com a cablagem, devido ao calor do sistema de escape e do conversor catalítico.
Os erros mais comuns ao diagnosticar o código P0031
- Não substituir simplesmente o HO2S antes de verificar cuidadosamente a cablagem e o conector.
- O mecânico precisa de se certificar de que há 12 volts no sensor e que o solo é bom.
- Ambos os lados da cablagem do conector devem ser verificados para garantir que o conector é bom.
Quão sério é o código P0031?
O código P0031 é normalmente precedido pela luz de aviso do motor no painel de instrumentos que se acende durante o funcionamento. O veículo ainda pode ser conduzido, mas deve ser totalmente diagnosticado o mais cedo possível para evitar problemas tais como um laço sensor danificado, consumo excessivo de combustível, avarias ou possíveis danos a outros componentes.
Em muitos casos, se a luz de aviso do motor acender imediatamente após o arranque, o sistema OBD-II pode ser reiniciado e o veículo irá funcionar normalmente.
Que reparações podem limpar o código P0031?
As reparações potenciais mais comuns para reparar o código P0031 são as seguintes:
- Pedir a um técnico autorizado que verifique o código com um scanner. Redefinir os códigos de problema e realizar um teste de estrada.
- Se o código P0031 regressar, realizar o procedimento de teste. Pode ter vários problemas, mas a cablagem danificada devido ao calor excessivo de escape é a mais comum. Antes de substituir o sensor, certifique-se de que a cablagem está boa e tem a tensão e a terra correctas para o sensor.
- Com a chave ligada e o motor desligado, verificar com um voltímetro que a voltagem do fusível da bateria para o elemento de aquecimento é de 12+ volts. Se não houver voltagem, reparar o circuito aberto ou curto-circuitado de 12 volts de potência, determinando primeiro se os fusíveis queimados precisam de ser substituídos devido ao curto-circuito.
- Se a alimentação da bateria estiver intacta, desligar o circuito de terra (controlo) do conector da cablagem ECM e verificar a resistência no circuito.
- Se a resistência é infinita, reparar o circuito aberto.
- Se o circuito de controlo for verificado, suspeitar de um sensor de O2 defeituoso. Substituir o sensor e verificar novamente.
Exemplo da minha experiência:
Após alguma frustração ao lidar com o código P0031 e não ter seguido o procedimento para diagnosticar completamente o problema devido a cãibras muito apertadas no Mercedes CLK, substituí o muito caro sensor HO2 #1, apenas para descobrir que depois de um test drive, a luz de aviso do motor acendeu novamente e eu tinha o mesmo código novamente. Fiz uma inspecção visual da cablagem para ter a certeza que não estava danificada ou derretida, e depois descobri que tinha menos de 10 volts no sensor.
Originalmente só usava uma luz de teste de 12 volts e iluminou-se, o que significava que tinha um circuito completo, ou assim pensava eu. Após mais investigação, descobri que o fio de terra no circuito do sensor de HO2 estava muito corroído, e que a porca estava solta onde estava presa ao chassis. Limpei-a e adicionei outra anilha para aumentar a área de contacto, verifiquei-a novamente e tinha 12,5 volts. Reiniciei o código com um scanner OBD-II, testei o carro na estrada e estava tudo bem.
Notas adicionais para consideração do código P0031.
Muitos veículos com mais de 100.000 quilómetros experimentam problemas temporários nos sensores, que frequentemente ocorrem durante o arranque ou carregamento prolongado do sistema de transmissão.
Se a luz de aviso do motor acender e o veículo parecer estar a funcionar normalmente, o sistema OBD-II pode ser reiniciado com um scanner e o problema pode não voltar a ocorrer. Por conseguinte, é importante verificar a avaria e reiniciá-la antes de efectuar quaisquer reparações.