Erro P0037 – como corrigi-lo?

Błąd P0037 - jak naprawić

Definição do código de erro P0037

P0037 é o código para o circuito de controlo de baixo aquecimento do HO2S (Banco 1, sensor 2).

O que significa o código P0037.

O código P0037 indica que para que o motor funcione correctamente, os gases de escape devem ter uma relação ar/combustível de 14,7 para 1, conforme determinado pelos sensores de oxigénio aquecido (HO2S), que detectam o teor de oxigénio do escape do veículo. Esta informação é enviada para o módulo de controlo do motor (ECM) para ajustar a quantidade de combustível fornecido ao motor. O sistema HO2S é aquecido para fornecer uma transmissão de dados muito rápida ao sistema de circuito fechado do ECM, o que ajuda a controlar as emissões de escape durante o arranque e quando o motor está frio ou a aquecer.

O que causa a ocorrência do código P0037?

Se o código for apagado e reiniciado, e a luz Check Engine e o código OBD-II reaparecerem, significa que o sensor HO2S para o banco de motores 1 e o sensor #2, que está localizado na parte de trás do conversor catalítico, não está a enviar a informação correcta ao ECM e pode estar danificado ou defeituoso. O sensor pode ter um elemento de aquecimento interno defeituoso, ou pode ter um mau aterramento, uma entrada de bateria de 12 volts ou um conector defeituoso. Os danos no ECM são bastante raros.

Veja também:  Erro P0155 - como corrigi-lo?

Quais são os sintomas do código P0037?

O ECM detecta que o circuito de aquecimento do sensor O2 tem uma corrente baixa ou circuito aberto e entra em modo à prova de falhas até a ignição ser desligada. O modo à prova de falhas causa diferentes queixas, dependendo do veículo, do fabricante do veículo e da programação do ECM. Este modo à prova de falhas continuará a funcionar até que o problema seja corrigido. Alguns dos problemas mais comuns ao conduzir em modo à prova de falhas podem ser hesitação, funcionamento errático e baixa potência. A luz do Check Engine acender-se-á quando o ECM detectar um circuito de controlo baixo.

Como pode um mecânico diagnosticar o código P0037?

P0037 só pode ser diagnosticado com um scanner OBD-II. O mecânico deve reiniciar o código OBD-II e testar o veículo para ver se o código regressa. Se retornar, o mecânico deve verificar tanto a fonte de alimentação como a terra do sensor, incluindo a verificação da cablagem e do sensor. Muitos problemas com este código estão relacionados com a cablagem devido ao calor de escape.

Os erros mais comuns ao diagnosticar o código P0037

Não substituir imediatamente o sistema HO2S antes de verificar cuidadosamente todos os fios e conectores relacionados. O mecânico deve certificar-se de que há 12 volts no sensor e de que o solo está bom. Verifique também ambos os lados da cablagem do conector para ter a certeza de que o conector está bom.

Quão sério é o código P0037?

O código P0037 é normalmente precedido pelo aparecimento da luz Check Engine no tablier do veículo enquanto conduz. O veículo pode continuar a conduzir, mas deve ser devidamente diagnosticado o mais cedo possível para evitar mais problemas, tais como erros no laço do sensor, elevado consumo de combustível, mau funcionamento ou danos a outros componentes.

Muitas vezes, se a luz Check Engine acender imediatamente após o arranque, o sistema OBD-II pode ser reiniciado e o veículo funcionará normalmente.

Veja também:  Erro P0457 - como corrigi-lo?

Que reparações podem limpar o código P0037?

As reparações potenciais mais comuns para reparar o código P0037 são as seguintes:

  1. Pedir a um técnico autorizado que verifique o código com um scanner. Redefinir os códigos de problema e realizar um teste de estrada.
  2. Se o código P0037 regressar, realizar o procedimento de teste. Pode ter vários problemas, mas a cablagem danificada devido ao calor excessivo de escape é a mais comum. Antes de substituir o sensor, certifique-se de que a cablagem está boa e tem a tensão e a terra correctas para o sensor.

Procedimento de teste

Com a chave ligada e o motor desligado, verificar com um voltímetro que a voltagem do fusível da bateria para o elemento de aquecimento é de 12+ volts. Se não houver tensão, reparar a ruptura ou curto-circuito no circuito de alimentação de 12 volts, determinando primeiro se o fusível queimado deve ser substituído devido ao curto-circuito. Se a alimentação da bateria estiver intacta, desligar o circuito de terra (controlo) do conector de cablagem do ECM e verificar a resistência do circuito. Se a resistência for infinita, reparar o circuito aberto. Se o circuito de controlo for verificado, suspeitar de um sensor de O2 defeituoso. Substituir e voltar a verificar.

Tendo experimentado este problema no passado, o problema mais comum é a danificação dos fios do sensor devido a instalação incorrecta ou danificação dos terminais dos fios, fazendo com que os fios toquem no sistema de escape, incluindo o conversor catalítico, que é a parte mais quente do sistema de escape. É muito provável que o sensor traseiro seja removido ou sujeito a danos físicos durante o trabalho de exaustão ou de transmissão, criando muitos problemas potenciais. Se a cablagem do próprio sensor for danificada, não tente repará-lo, uma vez que muito provavelmente não funcionará correctamente. Em tais casos, basta substituir o sensor.

Notas adicionais sobre o código P0037

Muitos veículos com mais de 100.000 quilómetros experimentam problemas temporários nos sensores, que ocorrem frequentemente durante o arranque ou stress prolongado no sistema de transmissão. Se a luz Check Engine acender e o veículo parecer estar a funcionar normalmente, o sistema OBD-II pode ser reiniciado com um scanner e o problema pode não voltar a ocorrer. Por conseguinte, é importante verificar a avaria e reiniciá-la antes de efectuar quaisquer reparações.

Veja também:  Erro P0014 - como corrigi-lo?

Clara Serrano

Quão útil foi este post?

Clique numa estrela para o avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sem comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *