P0496 Código de falha OBD-II: EVAP flui na ausência de purga.
P0496 Definição do Código.
Este é um código geral e aplica-se a todas as marcas de veículos, mas parece ocorrer com maior frequência em veículos da GM. Indica que existe um problema com o fluxo de purga no sistema de evaporação. Aqueles com veículos Mazda, Kia, Hyundai, Honda e Acura irão notar que a descrição do código é ligeiramente diferente. Chama-se alto fluxo de purga do sistema EVAP, mas significa a mesma coisa.
O que significa o código P0496
Este código significa que o sistema EVAP tem uma quantidade indesejável de fluxo de vácuo no sistema de admissão. Quando o vácuo no sistema EVAP é superior ao valor por defeito, isto pode fazer com que o código seja definido.
O que causa a ocorrência do código P0496?
Há muitas causas potenciais para o aparecimento do código P0496, incluindo as seguintes:
- Solenóide com defeito/sobrecarga ou válvula de respiro.
- Recipiente EVAP entupido
- Sensor de pressão de combustível/ falha doVEHAP
- Ligações eléctricas defeituosas
- Válvula de ventilação do tanque de combustível com defeito
- Solenóide de ventilação com defeito
- Em alguns veículos, pode haver outras causas. Em veículos Hyundai, a causa pode ser a fuga de selos do sistema EVAP, enquanto em veículos Kia e Mazda, a causa pode ser um sensor de fluxo de purga defeituoso.
Quais são os sintomas do código P0496?
Alguns dos sintomas mais comuns de um código P0496 OBD-II são que a luz de mau funcionamento do veículo se acende. No entanto, provavelmente não existem outros sintomas que sejam perceptíveis para o condutor. Em alguns casos, o veículo pode ter problemas de arranque, e o motor pode funcionar “rico”, o que pode causar problemas com o conversor catalítico e outros componentes do motor.
Como pode um mecânico diagnosticar um código P0496?
Quando um mecânico precisa de diagnosticar um veículo, utiliza um scanner OBD-II ligado ao computador do veículo. O computador regista quaisquer problemas com o veículo sob a forma de códigos de problemas. Quando vêem o código P0496, sabem que o veículo tem potencialmente um problema de fluxo EVAP em condições de não-poluição. Para garantir que o código é preciso e não é activado por erro, eles reiniciam o código e ligam o veículo. Se o código reaparecer, eles sabem que é um problema que precisam de resolver.
Erros mais comuns no diagnóstico do código P0496
Um dos erros mais comuns cometidos no diagnóstico de veículos é a crença de que o problema reside sempre nos componentes do sistema de controlo de emissões de vapor de combustível. A mecânica pode estar a substituí-los quando, de facto, há uma fuga de vácuo. Em alguns casos, pode ser tão simples como um tampão de combustível indevidamente apertado. É importante verificar primeiro as soluções potenciais mais pequenas e mais simples, e depois trabalhar nas substituições e reparações potenciais maiores.
Quão sério é o código P0496?
Embora haja poucos sinais e sintomas deste tipo de problema num veículo, ainda é importante resolver o problema logo que se tenha conhecimento.
Que reparações podem reparar um código P0496?
Seguem-se algumas das reparações possíveis que podem ser aplicadas para remover o código P0496.
- Utilizar a ferramenta de digitalização para determinar o código.
- Reiniciar o código e ligar o veículo para ver se o problema ocorre.
- Verificar a tampa do combustível
- Verificar a válvula solenóide de respiro, que pode ter de ser substituída.
- Reparar ou substituir o sensor de pressão do depósito de combustível.
Notas adicionais para o código de endereço P0496
Se este ou outros problemas ocorrerem no seu veículo, não os ignore. É melhor levá-los a um mecânico para um tratamento adequado e certificar-se de que o seu veículo está em boas condições. Ignorar tal problema pode eventualmente levar a outros problemas com o seu carro ou camião.