Definição do código de erro P0152
Circuito sensor O2 de alta tensão (sensor 1 no Banco 2)
O que significa o código P0152
P0152 é um código genérico OBD-II que indica que o sensor O2 no banco 2 sensor 1 não tem tensão de saída inferior a 1,2 volts durante mais de 10 segundos, indicando uma falta de oxigénio no fluxo de gases de escape ou um curto-circuito no circuito do sensor.
O que causa o código P0152?
- O módulo de controlo do motor (ECM) vê a tensão do sensor O2 para o banco 2 do sensor 1 acima de 1,2 volts quando o ECM comandou o combustível para uma condição de inclinação do alvo nesse banco do motor.
- O ECM detecta um problema de alta tensão e acende a luz do Check Engine.
Quais são os sintomas do código P0152?
- Durante a fase de teste do sensor, o motor está a funcionar em marcha lenta.
- O ECM está a tentar corrigir o problema da mistura rica, emagrecendo a mistura, e o motor pode falhar ou não arrancar.
- Quando o sensor O2 falha, acende-se a luz Check Engine.
Como é que um mecânico diagnostica um código P0152?
- Digitalizar os códigos e documentar os dados da moldura de congelamento, apagar os códigos para ver se o problema voltou.
- O mecânico irá então monitorizar os dados do sensor O2 para ver se a voltagem está parada a ou acima de 1,2 volts. Se assim for, desligarão o sensor para ver se a voltagem cai para zero e substituirão o sensor.
- Se a tensão estiver em curto-circuito com o sensor, desligue-o, depois verifique a cablagem do sensor O2 e as ligações do arnês em busca de cortes ou fios queimados, reparando-os conforme necessário.
Os erros mais comuns ao diagnosticar o código P0152.
Siga estas dicas simples para evitar diagnósticos errados:
- Comparar os sensores de O2 nos bancos 1 e 2 para comparar as condições gerais de funcionamento do motor e ver se a alta voltagem é comum a ambos os bancos, indicando um problema de injecção de combustível em vez de um problema de sensor de O2.
- Antes de substituir o sensor de O2, verificar se há contaminação de óleo ou líquido de refrigeração no sensor que possa causar um curto-circuito, e reparar quaisquer fugas.
Quão sério é o código P0152?
- A alta voltagem à saída do sensor O2 pode ser uma condição excessivamente rica de um injector aberto ou com fugas obstruídas.
- O ECM pode não ser capaz de controlar a mistura ar-combustível se houver fugas de combustível no sistema de combustível ou se o sensor de O2 estiver em curto-circuito.
Que reparações podem reparar um código P0152?
- Digitalizar e limpar códigos de erro, verificar se o código volta, e verificar os dados de saída de alta voltagem.
- Substituir o sensor O2 curto-circuitado pelo banco 2 do sensor 1.
- Reparação de fios em curto-circuito ou queimados ou ligação para banco de sensores O2 2
- Reparação de fugas de combustível injector ou regulador de pressão de combustível
Notas adicionais a considerar em relação ao código P0152
O estado de alta voltagem do sensor de O2 indica uma falta de oxigénio nos gases de escape ou problemas que causam o problema. O problema pode ser um injector de combustível com fugas ou um regulador de pressão de combustível com fugas.