Código de falha (DTC)

Erro P0057 – como corrigi-lo?

Erro P0057 – como corrigi-lo?

P0057 definição do código de falha

P0057 é o código que é definido quando o módulo de controlo do trem de força detecta que a tensão está baixa no sensor de oxigénio no banco 2.

O que significa o código P0057

Quando o código de falha P0057 é definido, significa que o módulo de controlo do trem de potência detectou uma falha, especificamente uma baixa voltagem no circuito de controlo do aquecedor para o banco dois sensores de oxigénio.

O que causa a ocorrência do código P0057?

  • A causa mais comum do código de problemas P0057 é um sensor de oxigénio do banco 2 com defeito.
  • Outras causas possíveis são módulos de controlo do trem de força defeituosos ou fios danificados no circuito de controlo da vela de incandescência.

Quais são os sintomas do código P0057?

Não há sintomas que possam ser sentidos devido ao código de falha P0057. Uma vez que a falha está relacionada com o circuito da vela de incandescência, significa que este sensor não aquecerá até à temperatura de funcionamento a tempo, resultando num aumento das emissões quando se liga um motor frio.

Como pode um mecânico diagnosticar o código P0057?

O diagnóstico varia de fabricante para fabricante, mas o primeiro passo para mim é verificar a cablagem que vai para o sensor de oxigénio do banco 2. Um problema comum é encontrar danos nas cablagens ou conectores devido a detritos ou acidentes rodoviários.

Depois de confirmar que não há danos nos cabos, é altura de verificar a integridade do aquecedor no banco 2 do próprio sensor de oxigénio 2. Para tal, desligar o sensor de oxigénio e medir a resistência da vela de incandescência com um ohmímetro. A especificação pode variar de fabricante para fabricante, mas é geralmente de cerca de quatro a cinco ohms. Se a resistência OL (fora do limite) ou INF (infinita) aparecer, significa que a vela de incandescência está queimada e o sensor deve ser substituído. Na maioria dos casos, verifica-se que o circuito do aquecedor no próprio sensor se queima.

Se o sensor estiver OK, verificar a cablagem desde o módulo de controlo do trem de força até ao conector do sensor. Será necessário desligar o conector no PCM e medir a resistência do circuito de ponta a ponta. Deverá ver menos de um ohm de resistência ou muito próximo de um ohm. Alguns ohms podem ser suficientes para causar um problema. Tal valor de resistência pode ser causado por um fio que esteja parcialmente quebrado no isolamento. Se for este o caso, substituir o fio.

Se não for encontrado qualquer problema de cablagem, é muito provavelmente um módulo de controlo de unidade de tracção defeituoso. O módulo de controlo da unidade de tracção controla o circuito através da ligação à terra do circuito. Com o tempo, o interruptor do módulo de controlo da unidade de tracção pode corroer ou incendiar-se. Isto irá aumentar a resistência do circuito e causar o código de falha P0057.

Os erros mais comuns ao diagnosticar o código P0057.

O erro mais comum cometido ao diagnosticar este código de falha é simplesmente assumir que o sensor de oxigénio está defeituoso e substituí-lo sem realizar um diagnóstico. Na grande maioria dos casos, o problema será corrigido, mas há situações em que isso não acontecerá.

Quão sério é o código P0057?

  • O código P0057 não constitui uma ameaça para o veículo.
  • As emissões de escape aumentarão ao ligar um motor frio, mas assim que o sensor for aquecido pelo gás de escape, este funcionará normalmente.

Que reparações podem limpar o código P0057?

  1. Substituir o sensor de oxigénio no banco dois é a reparação mais comum para este código.
  2. O passo seguinte será a reparação da cablagem ou do conector devido a danos causados por perigos rodoviários.
  3. Outra reparação possível é a substituição do módulo de controlo do grupo motopropulsor danificado.
READ  Erro P0113 - como corrigi-lo?

Share this post

About the author