Definição do código P0128
Termostato de refrigeração (temperatura do líquido refrigerante abaixo da temperatura de regulação do termostato)
O que significa o código P0128
O código P0128 significa que o líquido de arrefecimento do motor não está a aquecer suficientemente rápido. Por outras palavras, há um problema no facto de a temperatura de funcionamento do motor não ser atingida dentro de um certo tempo. O módulo de controlo do motor (ECM) determina este tempo com base na temperatura ambiente.
O que causa o código P0128?
Há duas causas principais para o P0128:
- A causa mais comum é um termóstato de refrigeração do motor que fica preso ou se abre prematuramente.
- Outra causa é um problema com o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor ou a cablagem a ele associada.
Quais são os sintomas do código P0128?
- O aquecedor não está suficientemente quente devido à baixa temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
- O carro demora demasiado tempo a aquecer ou o medidor de temperatura não sobe tão alto como antes.
Como pode um mecânico diagnosticar o código P0128?
Os métodos de diagnóstico podem variar de mecânico para mecânico, mas a primeira coisa que verifico é a temperatura do líquido refrigerante quando o fluido começa a sair da mangueira do radiador ligada ao termóstato.
Em geral, a mangueira mal deve estar quente até que o termóstato abra. Quando o termóstato abre, o líquido de refrigeração muito quente deve começar a fluir e aquecer rapidamente a mangueira do radiador. Deve ter-se cuidado pois está suficientemente quente para se queimar.
Se a mangueira do radiador aquece lentamente e não aquece rapidamente, a causa pode ser um termóstato bloqueado. Se a mangueira aquece subitamente como deveria, a próxima coisa a verificar é a leitura do sensor de temperatura do líquido refrigerante.
Para o fazer com precisão, é necessária uma ferramenta de digitalização, mas também é possível obter uma leitura se o seu carro tiver um medidor de temperatura. Compare esta leitura com a leitura obtida com um termómetro de infravermelhos. A temperatura do termómetro deve ser normalmente de cerca de 200 graus Fahrenheit. Se a leitura da ferramenta de varrimento não concordar com a leitura do termómetro, então há um problema com o sensor do lado do carro.
Se for este o caso, os conectores normalmente falham e causam uma má ligação. Se o conector estiver OK, o sensor é geralmente o culpado.
Em casos muito raros, pode haver um problema com a tensão de alimentação, que é fornecida pelo módulo de controlo do motor. Não vou entrar em detalhes sobre isto, uma vez que requer informação de fábrica que varia de carro para carro, e é necessário um bom conhecimento de diagnóstico electrónico para evitar danificar o veículo.
Os erros mais comuns ao diagnosticar o código P0128.
- Substituir o termóstato sem verificar o veículo:
Se perguntar a qualquer mecânico sobre o código P0128, pelo menos 9 em cada 10 irá muito provavelmente dizer-lhe que o culpado é o termóstato. Na grande maioria dos casos, eles estariam certos. No entanto, em alguns casos, o termóstato pode não limpar este código.
Quão sério é o código P0128?
P0128 não é um código muito sério. No entanto, se não for reparado e o veículo for utilizado durante muito tempo, há uma pequena possibilidade de que a contaminação do óleo com água possa causar a deterioração do motor e a sua danificação. Uma vez que este código é definido quando o líquido de arrefecimento não está suficientemente quente, significa que o motor não está suficientemente quente para que a condensação no motor se queime; a água pode entrar no óleo. Qualquer dano resultante no motor levaria provavelmente anos, mas a possibilidade existe.
Que reparações podem reparar um código P0128?
- Substituir o termóstato (a reparação mais comum).
- Substituir o sensor de temperatura do líquido refrigerante ou a cablagem e o conector associados ao sensor que está defeituoso.
Notas adicionais sobre o código P0100
- Tipicamente, este código só aparece durante os meses frios de Inverno.
- Nos meses mais quentes, a temperatura ambiente ajudará o veículo a aquecer normalmente, enquanto que o tempo frio tornará mais difícil o aquecimento do motor.